O objetivo deste estudo foi identificar e descrever artigos do campo das habilidades sociais que apresentassem resultados de pesquisa empírica, contemplando estudos de caracterização e interventivas com profissionais residentes. Realizou-se uma revisão integrativa com os termos “habilidades sociais”, “treinamento de habilidades socias”, “competência social” (combinados com) e “residentes”, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) e Plataforma CAPES. Foram incluídos artigos que apresentassem resultados de pesquisas empíricas, disponíveis na íntegra e com acesso livre nas bases de dados pesquisadas, publicados entre 2015 e 2019 em qualquer idioma. Foram excluídos artigos teóricos e/ou que tratassem sobre as habilidades sociais em profissionais não-residentes, bem como teses, dissertações, anais de congresso ou resumos. Na busca inicial foram encontrados 05 artigos, permanecendo 02 que atenderam aos critérios de inclusão e aos objetivos deste estudo, os quais foram lidos na íntegra. Verificou-se que, apesar da pesquisa ter sido realizada em importantes bases de dados, foi identificado um número reduzido de estudos, consistindo em pesquisas de caracterização do repertório de habilidades sociais dos profissionais residentes. Considerando que as residências em saúde caracterizam-se por uma carga horária excessiva e que as demandas relacionadas ao contexto de trabalho e acadêmico perpassam as interações sociais estabelecidas neste espaço, sinaliza-se a relevância de uma maior produção de conhecimento acerca do objeto deste estudo, especialmente pesquisas interventivas com fins de produzir evidências que corroborem para a humanização do trabalho em saúde e de modo mais amplo para uma maior qualidade de vida destes profissionais.
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