Habilidades e Competências socioemocionais: formação de professores

  • Autor
  • Andrea Regina Rosin Pinola
  • Resumo
  • Recentemente publicada a BNCC (Base nacional Comum Curricular) apresenta um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências evidenciam conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21. Estas contemplam a perspectiva de direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e já vinham sendo incorporadas nos documentos oficiais da educação brasileira por meio dos discursos que “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. ?Neste curso, a proposta é apresentar teóricas da Educação e da Área das Habilidades Sociais para compreender as habilidades e competências socioemocionais, que envolvemcomunicação, assertividade, autoconhecimento e autocontrole, empatia, entre outras habilidades sociais e emocionais e desenvolver práticas educativas que permitam a integração das HS no currículo escolar.

  • Palavras-chave
  • BNCC, Habilidades Socioemocionais, Formação de professores.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
Voltar
  • Habilidades sociais
  • Áreas afins

Comissão Organizadora

SIHS UFMA

Comissão Científica