Habilidades Sociais é um termo utilizado para descrever a existência de diferentes classes de comportamentos sociais, emitidos pelos indivíduos, para lidarem de maneira adequada em seus ambientes interpessoais. Para estudantes de psicologia, essas habilidades são fundamentais. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar os resultados obtidos após Treinamento de Habilidades Sociais em futuros psicólogos. Participaram da pesquisa 09 alunos da graduação em Psicologia de uma universidade privada de São Paulo, cursando entre o 1º e o 10º período do turno vespertino-noturno, idade entre 19 a 34 anos, 100% do sexo feminino. A intervenção foi conduzida em 8 encontros semanais com 1h30m de duração cada. O programa incluiu temas, como lidar com as emoções, defesa de direitos interpessoais, estilos de comunicação, falar em público, comunicação empática, elogio, lidar com críticas etc. Foi utilizado o Inventário de habilidades Sociais 2 Del-Prette para avaliação do repertório antes e depois da intervenção (F1 - Conversação assertiva, F2 -Abordagem afetivo-sexual, F3 - Expressão de sentimento positivo, F4 -Autocontrole/ enfrentamento, F5 - Desenvoltura social). Os resultados mostraram que houve melhorias em todos os fatores, em especial o F5 que melhorou em 19% e o F1 em 14%. O programa confirmou que o treinamento refina a percepção, desenvolve a discriminação adequada e consequentemente provoca a generalização para as situações da vida cotidiana. Os resultados elucidaram a necessidade de apresentar durante a graduação o saber das habilidades sociais como forma prática, que resulte em melhora no desempenho das interações interpessoais e profissionais destes alunos.
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SIHS UFMA
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