O interesse nas habilidades de comunicação (HC) envolvidas na interação profissional-paciente tem crescido nas últimas décadas, devido aos benefícios nos tratamentos de saúde. Assim, avaliar e ensinar HC para os graduandos é de interesse das universidades. O guia Calgary-Cambridge descreve 71 HC importantes num atendimento clínico subdivididas em 18 categorias e tem sido amplamente utilizado nas pesquisas em saúde. Tendo em vista que a fonoaudiologia tem a comunicação como objeto de estudo, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos graduandos quanto as suas HC durante o atendimento clínico. Como método foi realizado um estudo descritivo transversal, durante quatro meses de estágio clínico supervisionado. Uma vez ao mês, após os atendimentos, 11 graduandos realizaram uma autoanálise pontuando as 18 categorias do guia Calgary-Cambridge numa escala Likert (0 a 4 - totalmente insatisfatório a 4 totalmente satisfatório). Os resultados mostraram aumento da pontuação em todas as categorias ao longo dos meses; nas categorias “estabelecendo contato inicial” e “envolvendo o paciente, 54% dos aulnos pontuaram 4 no primeiro mês e 72% no último mês, sendo as categorias que tiveram menor variação na pontuação; as categorias “planejamento futuro” e “discutindo as investigações e os procedimentos” receberam pontuação 2 por 36% dos alunos no primeiro mês e aumentaram gradativamente, chegando a 4 por 72 e 54% alunos respectivamente no último mês;. Conclui-se que a maior parte dos estudantes faz uma autoavaliação positiva quanto ao uso de HC desde o início dos atendimentos e percebem melhora ao longo do estágio.
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