A empatia foi inserida no currículo da Educação Básica a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento incluiu a empatia entre as dez competências gerais que os estudantes devem desenvolver ao longo de toda a Educação Básica. Demonstrar empatia pelos outros é um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que deve ser alcançado por crianças de quatro a cinco anos no período pré-escolar. Esse estudo tem por objetivo explicitar a importância da empatia para a educação. Para tanto, está ancorado em uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa realizada por meio de uma revisão de literatura (livros, artigos científicos, sites, dentre outros), utilizando como descritores os termos empatia e educação. Estudos evidenciam que desenvolver a empatia influencia positivamente no processo de aprendizagem das crianças. Pesquisas realizadas em escolas que incluíram a empatia no currículo constataram que houve redução de comportamentos de bullying, aumento de comportamentos pró-sociais, melhoria no relacionamento entre os educandos com os seus pais e, inclusive, maior rendimento escolar. Outros estudos apontaram maior necessidade de estimular a empatia com crianças que apresentem comportamento antissocial e/ou agressividade, como meio de prevenir consequências negativas em sua aprendizagem. Observou-se através dessa pesquisa que a empatia desempenha um papel relevante no processo de construção do conhecimento e nas relações interpessoais, razão pela qual se faz necessário desenvolver essa competência na educação formal.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica