Habilidades Sociais podem ser definidas como uma série de comportamentos executados por uma pessoa em um contexto interpessoal que expressa seus sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e/ou direitos de forma adequada à determinada situação. A população de pacientes psiquiátricos atendidos no serviço público, devido, em geral, a sua condição de baixa escolaridade, não apresentam tais comportamentos em seus repertórios por não haverem sido expostos a um ambiente que possibilitasse sua aprendizagem. O déficit nessas habilidades é um fator importante para manutenção das relações conflituosas dentro de instituições. O objetivo desse trabalho foi introduzir tais conhecimentos e discuti-los por meio de um programa de psicoeducação em um grupo aberto de participantes acometidos por diferentes quadros de transtornos mentais e cumprindo medidas de segurança em hospital de serviço especializado da rede pública da cidade de São Luís-MA. O programa fez parte do projeto de extensão de uma liga acadêmica sobre saúde mental vinculada a Universidade Federal do Maranhão. Foram realizados três encontros focados em temáticas específicas que ocorreram na sequência: 1) Assertividade, 2) Habilidades de Comunicação e 3) Resolução de Problemas Intrapessoais e Interpessoais. Inicialmente, o engajamento foi pequeno, mas com o decorrer das atividades, os pacientes menos comprometidos passaram a demonstrar adesão, tornando-se mais interessados e participativos. Ao final, o feedback foi positivo e satisfatório. Portanto, percebe-se a importância do uso dessas habilidades para construir e manter relações sociais reciprocamente saudáveis entre usuários do serviço e desses com os funcionários.
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