É evidente a importância de intervir em problemas de comportamento de crianças, especialmente em espaços de educação infantil, onde as crianças iniciam o desenvolvimento de Habilidades Sociais para se relacionarem de forma positiva. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de Estágio Básico em uma sala de educação infantil, utilizando como ferramentas a música e desenhos para pintar, objetivando trabalhar, de forma lúdica, a competência social das crianças. Foi utilizado o método de investigação qualitativa, por meio de 4 tardes de observações e construção de diários de campo, bem como entrevistas semiestruturadas com a Professora e com a Diretora da creche, investigando a vivência social de crianças e os possíveis problemas de comportamento. Foram observadas 10 crianças. Como dito na literatura, as crianças entre 3 e 4 anos estão iniciando a construção do seu repertório em habilidades sociais, portanto, intervenções nesse âmbito podem favorecer as relações e a aprendizagem dessas crianças. Foi construída uma música sobre as regras sociais da sala, baseado no que a Professora relatava e no que os Diários mostraram como necessidades de intervenção, bem como desenhos exemplificando ações socialmente habilidosas para que eles pudessem pintar e falar. Por se tratar de um Estágio Básico, não se conseguem medir o quanto de impacto tal intervenção teve sobre o comportamento das crianças, mas a certeza, pelo relato da Professora, de que o trabalho das Habilidades Sociais nessa fase do desenvolvimento das crianças é primordial para o convívio social e aprendizagem delas.
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SIHS UFMA
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