Avaliar refere-se à coleta, análise e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, dentre eles, o uso de testes psicológicos. Avaliações podem ser realizadas no contexto educacional para investigar e mensurar o quanto variáveis cognitivas, emocionais e comportamentais influenciam o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, identificar casos deficitários, o que possibilita a criação de planos de intervenção mais bem estruturados. O objetivo do estudo foi identificar as relações existentes entre o repertório de habilidades sociais, as estratégias de aprendizagem e o nível de estresse em um estudante de 13 anos do ensino fundamental (sob orientação docente), logo se configura como o relato de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados na testagem psicológica foram o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e Escala de Stress Infantil (ESI), os testes foram aplicados na mesma ordem que apresentados. Os resultados indicaram um baixo repertório e um alto nível de ansiedade para execução de habilidades referentes à assertividade e autocontrole, da mesma forma, o avaliando demonstrou dificuldades para realização de tarefas que demandava o uso de recursos cognitivos e metacognitivos, porém não apresentou sintomas de estresse. Percebeu-se relação entre o déficit de algumas categorias de habilidades sociais e o uso ineficiente de estratégias de aprendizagem. Após a testagem, foram sugeridas atividades estruturadas para o desenvolvimento de habilidades sociais. Conclui-se que o ensino de habilidades faz-se importante para a criação de estratégias relativas à aprendizagem.
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