O projeto de extensão “Em Frente”, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, objetivou ensinar habilidades de enfrentamento antecipatório para usuários de álcool e outras drogas, baseando-se em um modelo cognitivo-comportamental de prevenção de recaída. Participaram do projeto 30 homens que se encontravam internados em uma instituição de acolhimento de dependentes químicos. Foram realizadas 5 sessões, com uma média de 1h30min de duração, seguindo uma estrutura definida (apresentação pessoal, apresentação do tema, justificativa, diretrizes de habilidades, dramatização). Os temas das sessões foram “Habilidades de conversação”, “Receber críticas e fazer elogios”, “Recusar bebida e assertividade”, “Controlando a raiva”, “Controlando o pensamento negativo”, temas escolhidos com o fim de atingir um aprendizado sequencial de habilidades para o manejo de demandas internas e externas necessárias para prevenir recaídas. Ao final do projeto os participantes afirmaram que os conteúdos das sessões eram úteis para as suas demandas, porém, também relataram terem dificuldades para lembrar o passo-a-passo dos exercícios ensinados em algumas delas. A aplicação das sessões possibilitou a interação de profissionais e estudantes de psicologia com a realidade de internação de usuários de substâncias psicoativas, sendo de relevância prática o ensino de habilidades sociais para os mesmos, pois a aplicação de um procedimento estruturado e fundamentada cientificamente possibilitou o contato das alunas envolvidas com esta modalidade de intervenção, bem como ampliou as habilidades dos envolvidos em solucionar problemas de aplicação da teoria a um ambiente exterior ao meio acadêmico, aumentando assim, suas capacidades de aplicar, com eficácia, um procedimento semelhante futuramente.
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SIHS UFMA
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