Os déficits no repertório de Habilidades Sociais (HS), quando presentes na infância, comumente, têm sido relacionados com queixas clínicas e com comportamentos desadaptativos. Na prática clínica infantil, cada vez mais tem sido evidenciada a necessidade de desenvolver HS como forma de favorecer a aquisição de comportamentos mais funcionais. Diante disso, a presente proposta visa apresentar um estudo de caso, voltado para o desenvolvimento das HS em uma criança de 7 anos acompanhada durante 6 meses em uma Clinica-Escola de Psicologia. A intervenção foi delineada considerando avaliação multidimensional a partir de uma entrevista com os pais, entrevista lúdica com a criança e aplicação do Skills Rating System (SSRS). Foi possível identificar um repertório de HS deficitário, indicativo de necessidade de Treino de Habilidades Sociais (THS). O treino teve por objetivo desenvolver as classes de HS que são consideradas pré-requisitos da assertividade como: autocontrole e a expressividade emocional apontadas com maior prejuízo no repertório geral da criança. O referido treino teve como base a literatura especifica acerca das HS, o livro de intervenção Promove- Crianças e intervenções e procedimentos elaborados pela própria terapeuta, especificamente para atender as especificidades do caso e facilitar o manejo clínico durante as sessões. Como resultados do treino proposto, foi possível observar uma melhora do repertório de HS da criança através de relatos dos pais e da professora após a aplicação do treino, o que foi visualizado em comportamentos como a identificação e expressão das emoções, impor-se assertivamente quando necessário, e apresentando a compreensão sobre os direitos universais.
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