Verifica-se a escassez de instrumentos que avaliem as Habilidades Sociais (HS) em todas as suas dimensões e que seja de uso irrestrito e sem custos. Este estudo objetiva desenvolver uma escala para avaliação das HS em estudantes universitários. O procedimento de construção do instrumento segue o modelo baseado nos domínios teórico, empírico e analítico. Até o momento está sendo concluído o procedimento do domínio teórico. Foi realizada revisão de literatura e dos instrumentos existentes, bem como foram determinadas as definições constitutiva e operacional e a dimensionalidade do construto. Em seguida, foram realizadas entrevistas com 17 estudantes universitários, selecionados por meio da técnica não probabilística por conveniência, acerca do que entendiam por HS e de situações do cotidiano universitários em que elas são necessárias. A partir da categorização das respostas, considerou-se adequado o modelo dimensional de 10 fatores. Foram construídos 244 itens preliminares, que foram submetido a análise de dois juízes, tendo-se excluído 26 itens e modificado 32, resultando em 186 itens. Estes serão submetidos ao processo de validação semântica com um grupo focal de 4 alunos. Posteriormente, a versão preliminar será submetida aplicada na amostra alvo (domínio empírico), para que sejam verificadas as propriedades psicométricas da escala (domínio analítico), por meio dos procedimentos estatísticos, tais como análise fatorial e técnica alfa de Cronbach, a fim de verificar a validade e precisão da medida. Espera-se como resultado a construção de uma escala de avaliação das habilidaes sociais válida, precisa, gratuita, resumida e autoaplicável, que possa ser utilizada amplamente pela comunidade científica.
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SIHS UFMA
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