Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre os índices de habilidades sociais e autoestima. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva e quantitativa, na qual participaram 200 estudantes de ensino superior ou graduados, de ambos os sexos e maiores de 18 anos, selecionados por meio da técnica não probabilística por conveniência. Foram utilizados o questionário sociodemográfico, a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e a Escala Multidimensional de Expressão Social de Caballo (EMES-C). A análise dos dados foi realizada por meio de medidas descritivas, sendo processadas pelo programa SPSS. Foram tomados todos os cuidados éticos, de acordo com a resolução nº 466/12. Com base nas análises, verificou-se que a idade variou de 18 a 61 anos (M=27,5; DP= 8,2), sendo a maioria do sexo feminino (f=139; 68,8%). O nível de habilidades sociais encontrado obteve média de 1,55 (DP= 0,72), indicando um índice médio, visto que a escala varia de 0 a 4. A autoestima apresentou média de 2,9 (DP= 0,6), considerando a escala de 1 a 4. Foi verificada correlação positiva e significativa entre o nível de habilidades sociais e a autoestima (r=0,37; p<0,05), onde os fatores estão variando na mesma direção. Pesquisas como essa favorecendo informação e promoção da saúde mental, e sugere-se para futuros estudos que sejam feitas correlações entre estes dois constructos.
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