Nas organizações as relações sociais são predominantes, portanto um repertório de habilidades sociais bem elaborado fornece subsídios ao colaborador para lidar com as situações cotidianas, proporcionando satisfação nas relações e, consequentemente, maior satisfação no trabalho. Nesse sentido, objetivou-se analisar a correlação entre o nível de Habilidades Sociais e a satisfação com o trabalho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva com delineamento correlacional e de natureza quantitativa. A pesquisa foi realizada numa empresa de grande porte da cidade de João Pessoa–PB, da qual participarão 31 colaboradores de ambos os sexos, selecionados por meio da técnica não probabilística por conveniência, que atuavam na empresa há pelo menos 03 meses e em atividades administrativas, excluindo-se os que trabalham em funções operacionais, jovens aprendizes ou estagiários. Foram utilizados três instrumentos: um questionário sociodemográfico; as Escalas Multidimensionais de Expressão Social (EMES) e a Escala de satisfação no trabalho (EST). Os resultados foram analisados através de estatísticas descritivas e inferenciais, sendo processados por meio do SPSS 21.0. Os resultados obtidos revelam que os participantes dispõem de um alto repertorio de habilidades sociais e possuem um nível elevado de satisfação com o trabalho. Na análise de correlação observou-se correlação significativa entre sete fatores da EMES e quatro da EST. Os achados deste estudo evidenciam que as Habilidades Sociais e a satisfação com o trabalho se correlacionam, confirmando parcialmente a hipótese inicial do estudo. Destarte, este estudo contribuiu para o avanço do conhecimento sobre o tema, além de pesquisar um campo relativamente pouco explorado.
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SIHS UFMA
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