Objetivou-se nesta prática discutir o conceito de habilidades sociais e as possibilidades da aplicabilidade das competências socioemocionais frente à realidade cotidiana de menores infratores em cumprimento de Medida Socioeducativa (MSE) em regime aberto. Participaram vinte adolescentes, em um grupo de MSE num Centro de Referência Especializado da Assistência Social. Apresentou-se aos participantes o conceito das competências sócioemocionais para a discussão quanto a aplicabilidade das mesmas, após, dividiram-se em subgrupos, cada grupo tendo uma história fictícia contendo um conflito comum do seu cotidiano, envolvendo relações interpessoais, e em conjunto, deveriam estabelecer um plano de resolução utilizando-se competências sócioemocionais, por fim foi realizou-se uma roda de conversa. Surgiu na discussão a importância do autocontrole em situações conflituosas, e o gerenciamento assertivo dos sentimentos e atitudes para a resolução de problemas e a diminuição da possibilidade futura dos mesmos e à prevenção de conflitos interpessoais e o planejamento de vida, possibilitando melhor qualidade de vida no âmbito social e psicológico. Notou-se o conhecimento prévio de habilidades sociais e aplicação frente aos conflitos do seu cotidiano, como relacionamentos afetivos, impossibilidade imediata de alcançar seus desejos ou mesmo problemas de relacionamento no ambiente profissional. Percebeu-se que apesar do conhecimento sobre o tema, há dificuldades na aplicabilidade possivelmente relacionada ao contexto social e a necessidade de treino.
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