Eficacia do Treino incidental para instalacao de habilidades sociais para individuo com TEA no SUS - um estudo de caso

  • Autor
  • Flavia Neves;
  • Co-autores
  • Zullma Fecks , Natasha Rodrigues , Gisele Mendes
  • Resumo
  • O presente estudo tem como objetivo descrever os resultados obtidos na intervenção comportamental através do ensino incidental de habilidades sociais realizado no Serviço Especializado à Pessoa com TEA do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde do Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo, do sexo feminino, com 5 anos de idade, atendida em modalidade semi-intensiva com duas sessões de 90 minutos de duração cada. A avaliação inicial e a reavaliação da criança foram realizadas através da aplicação do protocolo VB-MAPP que é um instrumento que se propõe a avaliar e acompanhar repertórios verbais, sociais e motores da infância. A análise compara os dados da linha de base e os dados obtidos após 10 meses de intervenção. Os resultados demonstram evolução satisfatória na aquisição de repertórios sociais tais como: seguir espontaneamente o comportamento dos pares, iniciar interações físicas durante as brincadeiras, espontaneamente emitir e responder a mandos e engajar-se em brincadeira social com pares. Os achados deste estudo reiteram a eficácia da utilização de variações do ensino incidental para o treino de repertório de habilidades sociais para crianças com TEA.

  • Palavras-chave
  • Treino de habilidades sociais, autismo, SUS, treino incidental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Habilidades sociais
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