O presente estudo tem como objetivo descrever os resultados obtidos na intervenção comportamental através do ensino incidental de habilidades sociais realizado no Serviço Especializado à Pessoa com TEA do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção de Saúde do Estado do Maranhão. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido com uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo, do sexo feminino, com 5 anos de idade, atendida em modalidade semi-intensiva com duas sessões de 90 minutos de duração cada. A avaliação inicial e a reavaliação da criança foram realizadas através da aplicação do protocolo VB-MAPP que é um instrumento que se propõe a avaliar e acompanhar repertórios verbais, sociais e motores da infância. A análise compara os dados da linha de base e os dados obtidos após 10 meses de intervenção. Os resultados demonstram evolução satisfatória na aquisição de repertórios sociais tais como: seguir espontaneamente o comportamento dos pares, iniciar interações físicas durante as brincadeiras, espontaneamente emitir e responder a mandos e engajar-se em brincadeira social com pares. Os achados deste estudo reiteram a eficácia da utilização de variações do ensino incidental para o treino de repertório de habilidades sociais para crianças com TEA.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica