O objetivo foi caracterizar o repertório de habilidades sociais em crianças com Deficiência Auditiva (DA). Participaram 12 crianças com média de 7,33 anos usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) ou Implante Coclear (IC), oralizadas, regularmente matriculadas no programa de reabilitação do HRAC/USP de Bauru. Foram avaliados por meio do Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC-Del-Prette) considerando a possibilidade de aplicação informatizada por possuir recursos visuais ilustrando as situações. Os resultados obtidos (escala 0 a 2), indicam que a maior parte das crianças emitem comportamentos habilidosos (média 1,16), seguido de NH passivo (média 0,73) e NH ativo (média 0,31). Durante aplicação os participantes solicitaram reprises dos vídeos, situações, reações e que a examinadora repetisse a fala de personagens indicando a necessidade de adaptações do instrumento a fim de minimizar dificuldades como, compreensão da fala do personagem e distingui-la dos ruídos, ou então devido vinhetas representarem situações sem familiaridade, aspectos estes associados à condição da DA que interferem também na capacidade de abstração. Conclui-se que embora existam outros instrumentos para avaliação das HS (SSRS), o SMHSC possui forte apelo infantil pelo recurso visual do instrumento que operou, neste estudo, como um facilitador para a compreensão das crianças. Foram necessárias algumas adaptações durante a aplicação, porém outras ficam como sugestão para novas pesquisas junto a essa população, tais como a qualidade do áudio, uso de recursos de edição, melhor visualização da linguagem orofacial das personagens, melhor articulação das palavras bem como, diminuir o uso de figuras de linguagem.
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SIHS UFMA
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