A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que reúne as aprendizagens essenciais dos alunos da Educação Básica no Brasil, estabelece uma necessidade de transformação em todos os alicerces conteudistas nos quais o Ensino Básico estava erguido. Entre as propostas de reforma, a BNCC indica dez Competências Gerais a serem desenvolvidas pelos estudantes de forma transdisciplinar ao longo do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Tais Competências são extensivamente abordadas pela lente da teoria e prática das Habilidades Sociais, visto que, por exemplo, orienta para promoção de repertórios comportamentais de resolução de problemas e desenvolvimento de empatia. Entretanto, para êxito do ensino de tais Competências, é necessário um planejamento cultural dos ambientes escolares atuais, isto é, a realização de uma ampla análise funcional que envolva o comportamento de alunos, professores, gestores, administradores, bibliotecários, e quaisquer outros funcionários de escola, para então planejar e modificar contingências. Assim, o objetivo desse estudo é apresentar um modelo de planejamento cultural orientado para treinamento de Habilidades Sociais contempladas na BNCC, em ambientes escolares. Utiliza-se o conceito de metacontingência, uma vez que seus componentes favorecem o planejamento e intervenção em arranjos comportamentais entrelaçados de diversos indivíduos, a fim de produzir um efeito ambiental compatível com as normas curriculares das habilidades e das aprendizagens essenciais especificadas pela BNCC.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica