A presente cartilha trata de informações relacionadas a prática docente, bem como de comportamentos que podem auxiliar o professor no processo de ensino e de relacionamento com o aluno. Diante dos desafios observados no cenário educativo, foi pensado um material que pudesse compendiar alguns dos princípios desenvolvidos pela área teórico-prática das habilidades sociais, mais especificamente, as direcionadas as práticas educativas positivas de professores. A intenção com a cartilha não é a de padronizar a atuação docente, nem mesmo a de esgotar as possibilidades de treinamento em habilidades sociais, mas atuar como um disparador para a procura de métodos de ensino mais efetivos ante os objetivos propostos com a educação. A cartilha é então direcionada aos profissionais da educação e demais leitores interessados nas contribuições das Habilidades Sociais Educativas (HSE). Espera-se que o material opere como suporte à promoção de interações sociais habilidosas entre professores e alunos, estimulando as práticas educativas que contribuam positivamente à transmissão cultural e ao desenvolvimento pessoal e profissional da sociedade.
Comissão Organizadora
SIHS UFMA
Comissão Científica