Essa pesquisa teve como objetivo analisar o efeito de uma intervenção na habilidade social em contexto acadêmico e na integração ao ensino superior de universitários. A intervenção proposta teve como foco as demandas de natureza interpessoal características da experiência no ensino superior. O estudo quase-experimental contou com 29 participantes, sendo: 15 participantes no grupo controle (53,3% mulheres; idade média de 19 anos) e 14 no grupo experimental (50% mulheres; idade média de 20 anos). Foram utilizados questionários de caracterização, o Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS2-Del Prette) e a Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA). O programa foi desenvolvido em sete encontros de 1h30 com foco nas habilidades de comunicação, assertivas, manejo de problemas interpessoais e empáticas. Os resultados entre pré e pós-teste no grupo experimental apresentam aumento no Escore Total do EAVA (p=0,037), no Escore bruto total do IHS2 (p=0,008) e nas suas subescalas Fator 1- Conversação assertiva (p=0,030), Fator 2 – Abordagem afetivo-sexual (p=0,047) e Fator 5- Desenvoltura social (p= 0,005). Os resultados do grupo controle indicaram redução do Escore bruto no Fator 1- Conversação assertiva (p=0,013) do IHS2- Del Prette. Os dados quantitativos evidenciam a eficácia do programa e a importância de sua aplicação no ensino superior.
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SIHS UFMA
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