O seguinte resumo busca trazer as aproximações entre a Educação Ambiental (EA) e as discussões acerca da nova era geológica chamada Antropoceno. Era que se deve ao uso de combustíveis fósseis, e outras alterações no ambiente em larga escala cujas consequências ressoarão no planeta para além do nosso desaparecimento como espécie (SAMPAIO, 2019a). Nos últimos anos, estamos nos deparando com um desmonte ambiental: tanto nas políticas ambientais e da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Com os ataques recorrentes ao meio ambiente, era de se esperar um ataque às políticas de EA. Entretanto, quero partir de um outro lugar, afinal, é importante reafirmar que não é com uma “canetada” que vão destruir a EA (BARCHI, 2020). É preciso evidenciar uma EA com práticas diversas que integram uma luta ambientalista e social – socioambiental – a partir e com a educação. Por conta disso, é importante realizar uma reflexão a partir de pesquisas que articulam o campo da Educação com as mudanças climáticas em escala global. O que caberia a uma EA orientada no Antropoceno? Como pensar os desafios educacionais frente à um futuro de incertezas ecológicas? Neste sentido, tomo como inspiração um grupo internacional de pesquisadoras chamado Common Worlds Research Collective e de como elas têm pensado em uma educação dos mundos comuns a partir de Bruno Latour (2020) e Donna Haraway (2016) como forma de pensar que esta pode ser uma possibilidade importante de discutir o que pode vir a ser educar no Antropoceno. Com um olhar para o futuro, mas fincado no presente, busquei tecer aproximações que nos ajudam a pensar uma EA outra que busque se fortalecer nesta ação de ficar com o problema das mudanças climáticas, inspirada em Haraway (2016) e de entender e – quem sabe? – gostar de habitar as ruínas do Antropoceno, inspirada em Shaula Sampaio (2019b). Uma EA orientada pela época geológica que vivemos e que pense práticas que nos ajude a refletir sobre ela e a desnaturalizar seus discursos.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1