Submissão de trabalhos VI Seminário Discente PPGEDU - UFF
Área de submissão de trabalhos/artigos do evento
Dados do trabalho
20/10/2021 até 22/10/2021
ATENÇÃO!!
Devido a alguns relatos de estudantes sobre problemas no envio, abrimos novamente a Submissão dos Trabalhos!
Do dia 20/10/2021 a partir de 13 h até o dia 22/10/2021 até às 17 h, impreterivelmente!
- TODOS OS AUTORES E CO-AUTORES FAÇAM AS INSCRIÇÕES PRIMEIRO ANTES DE SUBMETER O TRABALHO! O SITE ESTÁ PROGRAMADO PARA ACEITAR AS SUBMISSÕES SOMENTE DOS INSCRITOS!;
- FAÇA SUA INSCRIÇÃO COM O E-MAIL DO ID.UFF PARA IDENTIFICARMOS OS ESTUDANTES E DOCENTES;
- ENVIE SOMENTE UMA VEZ O TRABALHO! NA PARTE DE SUBMISSÃO, TEM COMO ACRESCENTAR OS AUTORES E CO-AUTORES NA HORA DO ENVIO!
Normas para o envio do Resumo:
-
SE INSCREVER NO EVENTO COM O EMAIL IDUFF (SEÇÃO: INSCRIÇÃO PARA AUTORES E CO-AUTORES) ;
-
PREENCHER O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO TRABALHO (SEÇÃO: SUBMISSÃO DE TRABALHOS) E COLOCAR O EMAIL IDUFF;
-
UTILIZAR O LAYOUT (TEMPLATE DISPONIBILIZADO PARA ENVIO DO TRABALHO);
-
SUBMETER ARQUIVO IDENTIFICADO E NÃO IDENTIFICADO PARA AVALIAÇÃO;
-
NA DATA DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS, PELO MENOS UM DOS AUTORES OU CO-AUTORES DEVEM ESTAR PRESENTES;
-
A ENTRADA NA SALA DE APRESENTAÇÃO SERÁ SOMENTE COM O IDUFF.
Informações sobre os Eixos:
Eixo 1: Memória, História e Instituições Educacionais
Este eixo abriga pesquisas que dialogam com a memória e seus processos de construção, esquecimentos e ênfases, lacunas e contradições. Também é o espaço dedicado a pesquisas que envolvam História, historiografia, suas perspectivas e desafios. Pesquisas relacionadas às Instituições Educacionais de qualquer modalidade, formais ou não.
Eixo 2: Democracia, movimentos sociais e culturas
Este eixo dedica-se a pesquisas que discutem os ataques que a educação vem sofrendo nos últimos anos, inclusive seus desdobramentos nas políticas públicas. Também são abordadas pesquisas que discutem aspectos relativos à atuação dos movimentos sociais em suas lutas pelo direito à educação.
Eixo 3: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
Este eixo propicia o diálogo entre as diferentes pesquisas que têm como temática o direito à educação, pensando nas formas de acesso, permanência em uma educação que se faça de qualidade em espaços formais e não formais de ensino. Nesse sentido, também se direciona aos debates sobre inclusão escolar e social, educação do campo dos movimentos sociais e/ou de outros sujeitos do campo. É um espaço direcionado às discussões relacionadas ao exercício do direito à educação, as políticas públicas educacionais, tais como as relacionadas à inclusão, à acessibilidade, à expansão e à permanência na educação escolar.
Eixo 4: Relações étnico-raciais, diversidades sexuais e de gênero
Este eixo dedica-se ao entrecruzamento das relações étnico-raciais, das diversidades sexuais e de gênero com a educação. Contempla a educação quilombola, indígena, em terreiros e outras formas de educação em espaços formais e não formais com a referida temática. Alia-se também às teorias e movimentos feministas e LGBTQI+. Debate as resistências, às ações de política afirmativa, a valorização de epistemologias e sujeitos geo-historicamente subalternizados. Discute a diferença, percebendo como não a reconhecer e a valorizar pode gerar preconceitos e exclusão, com especial interesse aos espaços educativos.
Eixo 5: Infâncias, juventudes e educação
Este eixo busca o diálogo de pesquisas que investigam a educação das infâncias e juventudes, considerando os componentes sociais, históricos, culturais e os múltiplos espaços em que esses processos de educação ocorrem. Permite visibilizar os múltiplos significados e vivências atribuídos para as infâncias e juventudes e como se relacionam com a Educação. O eixo também contempla pesquisas sobre a EJA, seus desafios, potencialidades e políticas públicas relacionadas.
Eixo 6: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
As pesquisas deste eixo buscam explicitar os processos formativos propiciados pela Arte e Imaginário como elementos indispensáveis para a formação integral dos indivíduos. Considerando a imaginação como atividade simbólica criativa e as artes como formas de expressão do imaginário, como metáforas que captam a transcendência do ser, o objetivo é apresentar a diversidade das formas e modos de criação artística como vetores que ativam a função imaginante, contribuindo para uma “educação do imaginário”. Nesse bojo, as questões relativas ao corpo, ao movimento e às questões ambientais são discutidas com o objetivo de problematizar outros aspectos da educação formal e não formal, muitas vezes colocadas em segundo plano pelos currículos e programas oficiais de educação.
Eixo 7: Ensino, políticas e educação
Este eixo dedica-se às pesquisas acerca dos processos de ensino e metodologias nos diferentes campos da educação formal, disciplinas escolares, bem como as análises de políticas e programas públicos, privados e público-privados para a educação. Tais políticas e programas oficiais de formação de professores e professoras para a Educação Básica e a Educação Superior serão debatidos sob a égide dos desafios atuais postos para a educação, cada vez mais atrelada às políticas mundiais de educação.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.