Dr. Gaudencio Frigotto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduado e Bacharel em Filosofia pela hoje UNIJUI (RS) (1971), graduação em Pedagogia pela UNIJUI (1973), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente é professor associado na a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Titular (aposentado) em Economia Política da Educação aposentado - na Universidade Federal Fluminense. Pesquisador AI - Sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Certifica e Tecnológica (CNPq). Foi membro dos Comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente. Coordenador do Grupo CNPQ - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação (ANPED). Membro do Grupo de Trabalho Filosofia Política do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais. Membro fundador do Núcleo de Estudos e Documentação sobre Trabalho e educação (NEDDATE). Foi membro representante do Brasil no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), com sede em Buenos Aires e fundador e coordenador do G T Trabalho e Exclusão Social do mesmo Conselho. Membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na cidade do México. Editor Chhefe da Revista Desenvolvimento e civilização e membro do Comitê Científico de duas revistas internacionais e oito nacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, educação básica e educação técnica e profissional na perspectiva da politecnia, educação e a especificidade das relações de classe do capitalismo no Brasil. Ao longo de mais de 30, anos atuou e atua na graduação e, especialmente, na pós graduação. Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos. Publicou sessenta e um artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, é autor ou coaultor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros. Foi eleito Personalidade Educacional no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011, uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jornal Folha Dirigida e Associação Brasileira de Educação (ABE). Agraciado com o Prêmio CORA CORALINA pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na 36ª Reunião Anual conferido em 01.10.2013 pela contribuição dada à inclusão educacional. Agraciado com o prêmio "Luta pela Terra - 30 anos do MST,? pelo Movimento dos Trabalhadores Sem terra em 25.01.2015.. O leitor que queira ter uma visão sobe a vida, trajetória e ênfases na produção acadêmica ver o livro organizado por Maria Ciavatta ? Gaudêncio Frigotto:um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2012 (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4535332644982596)

Dra. Iduína Edite Mont'Alverne Braun Chaves

Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela universidade de São Paulo (USP). Doutorado Sanduíche na Universidade de Illinois, USA. Mestrado em Administração Educacional pela UFRJ. Líder do Núcleo de Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa e Educação (CIMNE/UFF/CNPq). Pesquisadora Colaboradora do Centre de Recherche en Educacion de Nantes, França. Colaboradora do Centre de Recherche sur L'Imaginaire, França (CRI2). Pesquisadora do GRIFARS-UFRN-CNPq. (Texto enviado pela autora)

Dra. Iolanda de Oliveira

Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado atuando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Raciais Currículo e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, raça, relações raciais em educação, negro e ações afirmativas, formação de profissionais do magistério. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0320659276314345)

Dr. José Silverio Baia Horta

Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Educação - Doctorat d Etat - Université Paris-Descartes (1985). Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, pós-graduação - Brasil, legislação educacional, Brasil- historia da educação e educação indígena. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4673213497734848)

Dr. Luiz Antonio Constant Rodrigues da Cunha

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel em Sociologia (1967) e mestre em Planejamento Educacional pela PUC-Rio (1972); doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP (1980). Professor-pesquisador na PUC-Rio, na FGV-Rio, na Unicamp, na UFF e na UFRJ. Foi professor titular de Sociologia da Educação na UFF e de Educação Brasileira na UFRJ. Tem publicações sobre os seguintes temas: gênese e formação dos sistemas educacionais, politicas educacionais, ensino técnico e ensino superior. Desde 2006, a laicidade do Estado constitui seu objeto principal de pesquisa. Em agosto de 2014 recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ, por decisão do seu Conselho Universitário. contato: lacunha@pesquisador.cnpq.br (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4792575087262334)

Dra. Maria Ciavatta

Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967) e em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Fez pós-doutorado em Sociologia do Trabalho em El Colegio de México (1994-95), na Università degli Studi di Bologna, Itália (1995-96) e no Deparatamento de Filosofia da La Sapienza Università di Roma, Itália(2017). Professora titular em Trabalho e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, associada ao Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense e foi professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008 a 2013). Atua na área de pesquisa em Trabalho e Educação. Coordenadora do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde. É pesquisadora 1A pelo CNPq.Tem publicado artigos e livros, com ênfase em Epistemologia e Ciências Humanas e Sociais aplicadas à Educação, principalmente nos seguintes temas: história e historiografia da relação trabalho e educação, a fotografia como fonte de pesquisa, estudos comparados, ensino médio, educação profissional, técnica e tecnológica e formação integrada. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5368554854684382)

Dra. Maria Teresa Esteban do Valle

Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, no período compreendido entre os anos 2004 e 2006 e Coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd no biênio 2008/2010. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, cotidiano escolar, formação docente e educação popular. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9777735988809472)

Dra. Nilda Guimarães Alves

Universidade Federal Fluminense - UFF e Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora titular na Faculdade de Educação/UERJ e Faculdade de Educação/UFF (aposentada em ambas). Atualmente, é Pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (câmpus S. Gonçalo). Ex-presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), da ABdC (Associação Brasileira de Currículo) e da ASDUERJ (Associação dos Docentes da UERJ). Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior. Fundadora, em 2001, e coordenadora, até 2014, do Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ (www.lab-eduimagem.pro.br), no qual continua atuando. Trabalha em pesquisas com os cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons e formação de docentes (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4233172979202700)

Dr. Osmar Favero

Universidade Federal Fluminense - UFF

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense, atuando como professor colaborador permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-graduação em educação, educação de jovens e adultos e educação popular. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8036529328259644)

Dr. Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2 (2019-2022). Foi bolsista Cientista do nosso estado - Faperj em três editais, tendo concluído o último em 2018. Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa (ANPEd) nos biênios 2015-2017 (Primeiro Secretário) e 2013-2015 (Segundo Secretário). Possui graduação em Educação Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da prof.Dra. Marilia Spósito, no primeiro semestre de 2009 (Bolsa Senior CNPq) e estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do prof. Dr. José Machado Pais (bolsa Senior Capes, 09/2009-02/2010). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Mestrado e Doutorado em duas oportunidades (2006-2008) e (2019/2020); é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF (http://www.observatoriojovem.uff.br/) e do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). A ênfase dos estudos e pesquisas se encontra nas problemáticas das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É co-organizador do livro Narrativas juvenis e espaços públicos (EDUFF/FAPERJ, 2014) e autor dos livros Juventudes e cidades educadoras (Vozes, 2003) e Os jovens e a cidade (Relume Dumará, 2002). Dirigiu e produziu os vídeos documentários: Jovens no Centro (2005), Sementes da Memória (2005), Se eles soubessem (2006), Bracuí: velhas lutas, jovens histórias (2007), Sou de Jongo (2009), "Jovens do Morro do Palácio: cinco caminhos" (2011), "Escolas de Guiné Bissau" e Cabo Verde: a educação entre-línguas (2012), "Uma escola entre redes sociais" (2013) e "Fora de Série" (2018). Realizou a supervisão geral da produção do vídeo documentário "O fado é bom demais...." (2010). Idealizou e coordenou as Mostras de filmes de pesquisa "Curta ANPEd" nos anos de 2017 e 2018, realizadas na 37a e 38a Reunião Anual da ANPEd. (Texto retirado do Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9106017105325057)

Dra. Sandra Lucia Escovedo Selles

Universidade Federal Fluminense - UFF

Sandra Escovedo Selles possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado no Center For Applied Research In Education (CARE) - University of East Anglia (1989) e Doutorado no Center for Science Education - University of East Anglia (1992), ambos obtidos na Inglaterra. Em 2006-2007, realizou estudos de pós-doutorado na Brown University, nos Estados Unidos e na Faculdade de Educação da USP, com bolsa CNPq. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (2011-2013). É bolsista 1-B de Produtividade no CNPq e integrou o CA-Ed do CNPq (2017-2020). Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) entre os anos 2013-2017, da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) entre os anos 2007-2011 e Representante do Sudeste na ABRAPEC (2017-2019). Atua no Programa de Pós-graduação Educação da UFF, orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado, iniciação científica e coordenando o Grupo de Pesquisa "Currículo, Docência e Cultura" (CDC), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, com cooperação nacional e internacional, e no seu funcionamento vem recebendo apoio de agências de fomento, CAPES, CNPq e FAPERJ. Tem ministrado cursos, palestras e conferências convidados em eventos científicos nacionais e internacionais, organizado eventos científicos (ENPEC, ENEBIO, entre outros), atuado em conselhos editoriais de periódicos da área de Educação em Ciências. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, cujos interesses de pesquisa envolvem, de modo articulado, a formação docente e a produção curricular, particularmente da disciplina escolar Biologia/Ciências, tendo como viés teórico e metodológico os estudos históricos. Nestas pesquisas, focaliza temáticas de ensino de Biologia, livro didático, conhecimento escolar e estudos históricos articulados a políticas curriculares. Pesquisadora 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2015-2019). (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3684922991380169)

Dra. Valdelúcia Alves da Costa

Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) ?Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão?. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) ?Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito?. Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPq) ?Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade?, Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7, tendo como coordenador nacional/internacional José Leon Crochík (USP). Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos. Doutorado em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE) e Políticas Públicas e Inclusión Educativa (UNAM). Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia (UnB) e Faculdade de Filosofia de Campos (RJ). Mestrado em Educação (UERJ). Pós-Doutorado em Direitos Humanos em Educação, Cidadania e Diversidade (UFPE). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Políticas Públicas e Educação Inclusiva, Formação Docente e Direitos Humanos em Educação, Violência, Preconceito, Indivíduo e Sociedade, tendo como referencial a Teoria Crítica da Sociedade. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Sócia da ANPEd. Representante no Brasil da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa (RIIE), con sede na UNAM, FESI, México. Autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados no Brasil, México, Argentina e Colômbia, dentre outros países latinoamericanos e nos Estados Unidos da América do Norte (EEUU). (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3766561922402070)

Dr. Waldeck Carneiro da Silva

Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1991). Diploma de Estudos Aprofundados (DEA, 1994) e Doutorado em Ciências da Educação (1997), ambos pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Sorbonne (Universidade Paris V). Foi Diretor da Faculdade de Educação da UFF (1999-2004), Presidente do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação das Universidades Brasileiras (FORUMDIR, 2001-2004), Secretário Municipal de Educação de Niterói-RJ (2005-2008), Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói-RJ (2013-2014), Presidente do Conselho Municipal de Educação de Niterói (2005-2008 e 2013-2014) e Presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói (2013-2014). É Membro do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária do RJ (desde 2015), do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RJ (desde 2017) e do Conselho Consultivo da Região Metropolitana do RJ (dede 2019). É membro do Fórum Estadual de Educação do RJ (desde 2020). Ingressou por concurso público, em 1990, no corpo docente da UFF, onde atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordena, na Faculdade de Educação da UFF, o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE/CNPq). Tem vasta experiência no campo da Educação, incluindo magistério, orientação acadêmica, publicações, exercício de funções públicas e consultoria, em particular nas áreas de Política Educacional, Gestão Educacional e Formação de Professores. Desde 2012, é membro efetivo da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro (Academia Fluminense de Letras), onde ocupa a Cadeira n° 2 (patronímica de Alberto de Oliveira). Dirigiu a Seção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) no Rio de Janeiro (2013-2014). Exerceu três mandatos de vereador no município de Niterói (entre 2005 e 2014). É deputado estadual no Rio de Janeiro, reeleito para a segunda legislatura consecutiva (2019-2022). (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4129978776761994)

Dra. Zilda Clarice Rosa Martins Nunes

Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul (1971), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1979) e Doutorado em Ciências Humanas - Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Professora Titular de História da Educação da Universidade Federal Fluminense, aprovada no Concurso de Provas e Títulos, em 1993, com a tese A escola redescobre a cidade (Reinterpretação da modernidade pedagógica no espaço urbano carioca/1910-1935). Investigadora Associada ao Centro de Estudos e Investigação Aplicada em Psicopedagogia Perceptiva da Universidade Fernando Pessoa (CERAP/UFP) desde 2011. As áreas de pesquisa e docência nas quais tem atuado são: História da Educação, Educadores Brasileiros, Formação Docente e Educação Somática. A pesquisadora foi fundadora do Grupo de História da Educação da ANPEd e da Sociedade Brasileira de História da Educação. Sua vida acadêmica, além da pesquisa e de livros e artigos destinados a um público especializado e divulgação para um público mais amplo, inclui experiências de gestão acadêmica, atividades de assessoria, consultoria e de avaliação para agências brasileiras e agências regionais de fomento à pesquisa e editoras de periódicos nacionais e regionais. Assina todos os seus trabalhos como Clarice Nunes. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2979035105399723)

Dra. Zoia Ribeiro Prestes

Universidade Federal Fluminense - UFF

Sou Professora Zoia Prestes. Estou e sempre estarei ao lado daqueles que lutam pela justiça social no Brasil e no mundo, sou admiradora de Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, além de Lev Vigotski, é claro. Admiro a arte, gosto, em especial, de música e de cantar, principalmente, a Internacional. Sou filha de Luiz Carlos Prestes e de Maria Prestes, vivi exilada, durante a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, com meus pais na União Soviética e foi lá, em Moscou que me graduei e me tornei Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou. Tornei-me Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, orientada pela Professora Elizabeth Tunes, que hoje é uma grande amiga. Trabalho como professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Empreendo esforços para desenvolver pesquisas na área de Educação, Psicologia e Desenvolvimento da criança com base na teoria histórico-cultural. Traduzo do russo para o português e já publiquei no Brasil alguns livros e textos que são resultado desse trabalho. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1927800358488148)

Dr. José Pereira Peixoto Filho

Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Física - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1966), Mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (1985) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade de Itaúna, coordenador da Pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado de Minas Gerais (2008-2010) e consultor dos projetos da Capes, junto a Coordenação de candidaturas a Bolsa e Auxílios no exterior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, formação de professores, ensino de matemática e educação de adultos. Professor-Colaborador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência/Faculdade de Medicina da UFMG. 

Dra. Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Coordenação da Mesa Redonda - Agências e Entidades nas Políticas da Pós-graduação Brasileira

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998). É coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas (desde 2002). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação (2002-2004) e coordenadora do PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2002-2014). Foi coordenadora do GT Alfabetização, leitura e escrita, da ANPEd, durante um biênio (1998-1999). Integrou o CA-Educação da CAPES (2006 e 2007). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf (2012-2014), da qual é sócia-fundadora. Trabalha nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: alfabetização; ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase no trabalho com o discurso na escola; práticas escolares/ práticas discursivas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7013025607404092)    

Dra. Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Coordenação da Mesa Redonda  - A Pós-graduação na Luta pela Democracia no Brasil

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação. Pesquisa, com maior ênfase, a relação entre intelectuais e educação, em uma perspectiva histórica, que se desdobra em temas como intelectuais militares e processos de escolarização, história do ensino secundário, historiografia da educação. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8886741010405574)

Dra. Dinah Vasconcellos Terra

Coordenação da Mesa de abertura: Paulo Freire e a Construção da Educação Popular

Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996); Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1984). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação de professores/as, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, formação profissional, currículo e educação física escolar. Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009. Coordenadora de Área do PIBID/UFF de Educação Física 2011-2013. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFF 2013-2018. Editora da Revista Movimento - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2017-2020). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) - PPGEd/UFF. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6508573831557108)

Dr. Marcos Marques de Oliveira

Coordenação da Mesa Redonda - Internacionalização da Pesquisa e da Pós-graduação

Doutor em Educação Brasileira (UFF), com estágio pós-doutoral em Sociologia Política (UENF/Darcy Ribeiro). Possui ainda os seguintes títulos: Mestrado em Ciência Política (UFF), Bacharelado em Ciências Sociais (UFF) e Bacharelado em Comunicação Social (Faculdade Pinheiro Guimarães). Tem experiências profissionais nas áreas de Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Responsabilidade Social Empresarial, Docência no Ensino Superior e Gestão Acadêmica. Atualmente é Professor Associado da UFF, responsável pelas disciplinas de Sociologia do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Também é docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPG-Educação da FEUFF), vinculado à à linha de pesquisa "Diversidade, Desigualdade Social e Educação" (DDSE) e ao Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos (NEDEJA). Na UFF, trabalhou na Chefia do Departamento de Educação do IEAR, entre 2011-2015, e na Coordenação do PPG-Educação da FEUFF, entre 2015-2019. Foi, ainda, membro do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP), entre 2017 e 2020, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPPI/UFF), coordenando a Área de Ciências Humanas (2019-2020), e integrante, entre 2019 e 2021, do Conselho Universitário (CUV-UFF). Atualmente, executa as seguintes funções administrativas: membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Humanas, Letras, Artes e Linguística (CEP/Humanas) da UFF; e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFF) - com atuação nas Câmara Reunidas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Possui estudos sobre: Sociologia da Educação; Educação do Campo; Ensino Privado; Florestan Fernandes, José de Souza Martins e a Escola Paulista de Sociologia. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3952286468152214)

Dra. Mônica Vasconcellos

Coordenação da Mesa Redonda - Corpo, Identidade, Complexidade e Imaginário

Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Associada da Faculdade de Educação da mesma universidade. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar - Grupo de Pesquisa em Didática, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/CNPq e é uma das fundadoras do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF, cuja coordenação assumiu entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, é um dos membros desse Núcleo e integra o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Desde 2014 é tutora do Grupo PET Conexões de Saberes, ligado ao Programa de Educação Tutorial - PET-MEC/SESu formado por alunos de diferentes licenciaturas (UFF) que, de modo coletivo estudam, produzem material didático, elaboram e implementam projetos interdisciplinares em escolas públicas de Niterói/RJ, além de realizarem pesquisas relacionadas aos temas mencionados. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3715055413703709)