O exercício de reflexão proposto neste estudo tem por objetivo aproximar discussões quanto aos desafios e as perspectivas para uma pedagogia que se quer histórico-crítica em face da crise econômica, política, social, sanitária, ecológica, ética e estética, que como tal, escancara as contradições do sistema do capital neste final da segunda década do século XXI. Para tal abordagem, salientamos três pontos congruentes que consideramos fulcrais, a saber: a onda negacionista, revisionista e relativista que perpassa a produção do conhecimento em sua conjunção com as teorias da chamada “pós-modernidade” (HARVEY, 2017; JAMESON, 2016) - fato este que denominamos de “miséria do saber”; o recrudescimento da subsunção do saber à lógica de dominação capitalista, estampado na formação para a conformação ou na preparação de indivíduos para uma sociedade que já está pronta (FREITAS; CALDART, 2009); o contínuo afastamento da produção do conhecimento acadêmico do conjunto da classe trabalhadora que, em síntese acaba por se expressar na elevação do senso comum em contraste ao saber sistematizado, historicamente construído pelo conjunto da humanidade conforme asseverado por Saviani (2013). A partir de tais discussões, de caráter bibliográfico, fora possível evidenciar a atualidade do materialismo histórico-dialético (MARX, 2011), bem como, da práxis da pedagogia histórico-crítica, como delineada por Saviani (2019; 2013), Saviani e Duarte (2012), Lombardi (2017), entre outros, na educação escolar. Possibilidade de resistência, proposição e superação dos condicionantes históricos que impõe à classe trabalhadora no Brasil e no mundo, um aprofundamento da miséria material e da miséria do saber em pedagogias, ora reprodutivistas ou ora redutivas e fragmentadoras, que equiparam o saber sistematizado à opinião ou ao senso comum.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1