Este trabalho tem por objetivo discutir algumas questões referentes aos processos de criação de conhecimentos que acontecem nas aulas realizadas nas ruas, praças, museus, entre outros espaços, na cidade do Rio de Janeiro. Busco assim, perseguir as reflexões acerca dos movimentos que envolvem o sair da escola com os estudantes da rede pública: o preparar a saída, a escolha dos espaços visitados, as histórias inscritas na cidade e as potencialidades de sair da escola com as turmas. Procuro me orientar pela proposta de Nivea Andrade de pensarmos em uma escola perambulante que circula por diversos temas, histórias e universos na sala de aula e fora dela. Para a realização da pesquisa, escolhi a conversa como metodologia de trabalho. Realizei conversas com quatro professoras de História da rede pública do Rio de Janeiro e foi a partir das histórias que elas me contaram que fui tecendo este texto. Circulamos por diversos temas em nossas conversas e para esta apresentação escolhi trazer dois temas: um que diz respeito à questão dos recursos e como as professoras atuam através de suas táticas para a realização das saídas. O outro que diz sobre quais as intenções das professoras quando escolhem sair com suas turmas, se as saídas são pensadas a partir de conteúdos vistos nas aulas de história, se buscam oportunizar experiências diversas aos seus estudantes, entre outras. Essa questão está costurada com a noção de redes de conhecimento, apresentada por Nilda Alves, ampliando a complexidade desse movimento de perambulação, nos instigando pensar sobre o direito à cidade dos estudantes da rede pública. Dialogo neste trabalho com autoras dos estudos com os cotidianos como Nilda Alves, Nivea Andrade, Carmen Sanches entre outras. Converso com Michel de Certeau para refletir sobre os fazeres dessas professoras e seus estudantes enquanto caminhantes na cidade.Também dialogo com autoras dos estudos decoloniais como Edna Castro e Vera Maria Candau.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1