Este trabalho busca visibilizar a presença do estudante queer da educação infantil ao ensino médio e seus desafios e táticas de resistência para lidar com a pedagogia da sexualidade que opera estratégica e cotidianamente no espaço escolar. Reflete sobre a necessidade de se buscar novos caminhos contra a corrente da norma que cerceia por meio da intolerância e violência a liberdade de ser quem se é. Sua escrita foi provocada pelos encontros e aprendizados das autoras enquanto professoras do Município e Estado do Rio de Janeiro e mestrandas em Educação, um desdobramento da disciplina Tópicos Especiais em DDSE III - Educação, laicidade e direitos humanos que cursamos juntas. Utilizamos como referencial teórico as contribuições livro Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças de Richard Miskolci (2012), que aborda como seria possível transformar a educação escolar de modo que ela acompanhe as demandas da sociedade civil, flexibilizando as normas e convenções culturais que cotidianamente se impõem de maneira violenta nas escolas. Como recurso metodológico foi utilizada a “vinheta escolar”, narrativas de fragmentos de situações, construída por meio de memórias e impressões daquilo que foi vivido por professores e estudantes no espaço escolar. Esta metodologia de pesquisa proveniente dos processos mnemônicos foi pensada no âmbito de uma práxis psicanalítica e vem sendo desenvolvida por pesquisadores do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E)/CNPq-UFF, do qual uma das autoras é integrante. Dessa forma, propomos uma discussão a respeito do reconhecimento e valorização das diferenças e o fortalecimento de uma escola democrática, pautada pelos direitos humanos. Desejamos, assim, contribuir para que seja possível uma educação escolar que se movimente em direção ao encontro de um “aprendizado pelas diferenças” que, sobretudo, possa subsidiar reflexões dos professores sobre os modos de acolhimento dos estudantes, independente da forma pela qual se apresentam.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1