A presente pesquisa investiga a contribuição da arte ao enfrentamento de desafios que atravessam jovens de camadas populares do estado do Rio. O universo empírico compreende alunos do Ensino Médio, de 174 unidades escolares, localizadas em 53 municípios. Como referência metodológica adotamos a perspectiva das sociologias do indivíduo, em particular Danilo Martuccelli (2010a e b; 2012), tendo no seu conceito de prova e suporte nossa lente analítica principal. Nesta abordagem, a análise social se faz por meio da identificação dos caminhos que determinados indivíduos encontram para fabricar-se diante dos seus desafios estruturais. Partindo dessa mirada, nos interessa conhecer como a arte, em particular a relação criativa com esta dimensão, se faz suporte para esses jovens - inscritos em indicadores etários, socioeconômicos, geográficos, educacionais e geracionais similares - responderem aos principais impasses colocados a eles. E quando se faz suporte quais as especificidades dessa relação (CHARLOT, 2000)? Para responder a pergunta de pesquisa combinamos levantamentos e estudos de natureza quantitativa relacionados aos condicionantes sociais desse grupo, com a escuta biográfica (questionário e entrevista) e a produção de um filme-documentário. A criação fílmica está ancorada nas bases epistemológicas da A/r/tografia (Irwin, 2010). Na problematização das informações buscamos diálogo com aqueles que se debruçam sobre o tema da juventude a partir da perspectiva sociohistórica (MELLUCCI, DAYRELL, CARRANO, SPOSITO, MINAYO, PAIS, NOVAES, LECCARDI, JIMENEZ), e com autores que investigam a interface arte, cultura, educação e criatividade (DEWEY, EISNER, BARBOSA, GARDNER, ROBINSON, DE LA TORRE, CANCLINI, MARTIN-BARBERO). Atualmente o estudo encontra-se nas fases de sistematização dos dados estatísticos e de execução da primeira etapa do campo (aplicação de questionários). Os questionários estão sendo respondidos por meio online, considerando as atuais restrições sanitárias.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1