Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, com abordagem qualitativa, que tem como objetivo identificar os modos como jovens africanos em situação de migração e/ou refúgio, constroem suas vivências nos espaços sociais em que transitam. A pesquisa iniciada em 2018 nasceu dos primeiros contatos estabelecidos com jovens refugiados angolanos e congoleses, matriculados na mesma escola em que trabalho como Orientadora Pedagógica. Conhecer as histórias de vida destes jovens estimulou uma metodologia baseada na conversa e no uso das fotografias reflexivas, tendo como apoio os trabalhos com PEI - Photo Eliciting Intervie de Clark-Ibanez (2004) e Harper (2002), onde imagens produzidas pelos próprios jovens da pesquisa contribuíram para elicitação de informações sobre seus cotidianos, gerando autorreflexões e análises das narrativas. Mesmo sendo a escola a primeira unidade empírica de investigação, foi necessário reconhecer outros espaços não escolares (SPÓSITO,2010) possíveis para compreender como os jovens africanos migrantes, refugiados e filhos de africanos se relacionam com amigos, familiares, igreja, trabalho e espaços outros de socialização. Visitas de campo, participação em eventos ligados à temática de juventude e migração, observação dos espaços de convívios dos jovens, foram registrados e classificados em caderno de campo, permitindo uma análise detalhada para resultados preliminares. A sensação de provisoriedade (SAYAD,1998) vivida pelos jovens dificulta o sentimento de pertencimento e cria tensões entre culturas, comportamentos e pensamentos tanto nos locais de origem como os de destino. A restrita circulação pela cidade também foi percebida como limitador das desenvolturas das especificidades e experiências das juventudes (CARRANO, 2008). Em suma, a pesquisa contribui para o entendimento da construção dos modos de vida destes jovens e transformação dos conhecimentos em realidade, tornando o local receptor mais digno.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1