As políticas educacionais buscam a qualidade da educação que passa por centralização dos currículos, avaliação dos desempenhos dos estudantes, responsabilização e controle das atividades dos professores. Diante deste cenário, o problema de pesquisa traz uma indagação: Quais são os efeitos provocados pelas legislações e documentos orientadores na formação dos professores em São Gonçalo/RJ? Metodologicamente, o contexto que atravessa essa discussão busca entrelaçar os dados produzidos na análise dos documentos (MINAYO, 2008) em uma perspectiva histórica aos discursos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, com pesquisa de campo no Centro de Referência de Formação Continuada do Município. Portanto, a análise documental consubstanciará o debate que envolve a polissemia produzida em torna da qualidade da educação e as entrevistas com perguntas abertas aos professores em formação continuada seguirão metodologia de Babbie, que afirma que categorias são teóricas e não são predeterminadas (BABBIE, 2005). As políticas educacionais atuam conforme a definição do projeto econômico em curso. Conforme afirmam Ball, Maguire e Braun (2016) “a política é feita pelos e para os professores; eles são atores e sujeitos, sujeitos e objetos da política” (p. 13) e atuam em um processo de tradução e interpretação que envolvem lutas, contestação e negociações no contexto da prática. Neste sentido, o objetivo está em compreender os efeitos provocados pelas legislações e documentos orientadores na formação dos professores em São Gonçalo/RJ, investigando, questionando e datando as políticas públicas na educação. A polissemia para o termo qualidade e o papel constituinte da escola na sociedade são encontrados em documentos oficiais, acadêmicos e de movimentos sociais. A pesquisa está em fase inicial e pretende registrar as resistências ou as acomodações nos discursos dos professores para compreender a atuação das políticas públicas no cenário educacional.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1