O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado em desenvolvimento no PPG Educação(UFF) e foi construído no âmbito das aulas de história ministradas para a turma de primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Guilherme Briggs, localizado no bairro de Santa Rosa em Niterói-RJ durante o ano de 2017, e tem por objetivo refletir, a partir das experiências adquiridas em sala de aula, sobre as possibilidades de tecermos histórias menores e múltiplas, construídas coletivamente pela professora e os estudantes. Diálogos que produzem um conhecimento escolar que se constrói “no entre”, no transbordamento. Um conhecimento que não é arborescente, é rizomático (DELEUZE e GUATTARI, 2017) e, neste sentido, atravessado por múltiplas vozes, velocidades e temporalidades. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa intervenção construída a partir de procedimentos da pesquisa cartográfica (PASSOS, KASTRUP e ESCÓSSIA,2015). Entendemos que esta aposta teórico-metodológica nos permite compreender os processos de subjetivação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, professora e estudantes. Apostamos, portanto, em um ensino de histórias que se constrói através dos entrecruzamentos de redes de vivencias e experiências que se dão em um plano comum, nas conexões entre o saber escolarizado e o saber produzido e experienciado pelos jovens estudantes nas periferias fluminenses. Apesar de reconhecermos a instituição escolar enquanto uma estrutura basilar do projeto de Estado moderno nacional - em função do papel a esta atribuído de homogeneização e disciplinarização - capturando as singularidades (FOUCAULT, 2019) percebemos, igualmente, um movimento de produção de subjetividades que se multiplicam nas experiências cotidianas da instituição. O que os jovens nos anunciam é o porvir de outras histórias, outras escolas, outros corpos. histórias menores (GALLO, 2017), histórias como práticas de liberdade.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1