Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral compartilhar as narrativas e experiências vivenciadas sob a ótica dos próprios estudantes tendo em vista o cenário imposto pela pandemia do novo Coronavírus desde março de 2020. Enquanto objetivos específicos intencionam identificar se os alunos tiveram seus direitos assegurados no que se refere ao acesso, qualidade e permanência de condições para se manterem estudando neste período; desvelar como o contexto atual interferiu na forma de perceber/viver/sentir a escola em relação às suas aprendizagens; e identificar se os alunos se mantiveram motivados e entusiasmados a estudar em meio aos entraves enfrentados. Enquanto metodologia o presente estudo visa escutar as narrativas de estudantes de 3 unidades escolares, situadas em regiões periféricas do Sudeste, das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Serão ouvidos 6 estudantes com idade entre 5 e 17 anos de forma que possam relatar os desafios que vivenciados antes e após a reabertura das escolas. A relevância deste estudo se justifica por dar visibilidade a questões que já eram entraves na escola pública e ganharam maior evidência com a pandemia, principalmente para os alunos que estão em condições mais vulneráveis. Dessa forma, pretendemos contribuir para a construção do pensamento científico colaborando com material para pesquisas futuras a respeito do tema abordado, valorizando suas narrativas. Por se encontrar ainda em estudo, até o presente momento onde a pesquisa de se deu, temos descoberto que é imprescindível mencionar os desafios e possibilidades desta escola que hoje retoma seu funcionamento com novas normas sanitárias. Entendemos, portanto, que este novo cenário aproximou as dimensões que antes eram tidas como externas a escola e agora mais do que nunca estão escancaradas para todos os atores envolvidos nela, bem como para toda sociedade. Sabemos que o real impacto só poderá ser mensurado após o fim da pandemia, mas nossa proposta é iniciar a conversa.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1