Com a atual tendência de desidratação da docência, materializada pelas recentes reformas educacionais que buscam limitar ainda mais o espaço de ação dos professores, nos perguntamos: qual a importância de (re)afirmar o papel do professor na elaboração dos sentidos que compõem a sua profissão? O objetivo do presente trabalho é apreender, através de fragmentos de narrativas de docentes atuantes e em formação, as percepções compartilhadas sobre o ser professor, que vão além das incumbências disciplinares e burocráticas da profissão. A docência, como nos aponta Nóvoa (2007), carrega os sinais de quem dela se ocupa e de quem por ela se sensibiliza. É justamente esta dimensão de encontro de experiências que focamos nossas observações. O percurso metodológico se inicia com as mônadas, pequenos textos memorialísticos, carregados de significados, que “contém a imagem do mundo” (BENJAMIN, 1984, p. 71). Como um caleidoscópio, as mônadas transitam entre o particular e o universal, e, por isso, apresentam a possibilidade de um olhar outro para a docência (GOODSON; PETRUCCI-ROSA, 2020, p. 95). As reflexões aqui levantadas são fruto do atual projeto do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) do PPG-Educação da UFF, intitulado “Narrativas de docência: entre memórias e experiências se constrói uma profissão”, que envolve a suscitação das mônadas de seus integrantes. Essas narrativas transportam as experiências dos sujeitos, envolvendo memórias sobre a profissão. Mergulhando nas trajetórias narradas, entendemos que elas nos contam acerca de uma profissionalidade marcada pela pessoalidade, como destaca Nóvoa (2007); e demonstram a viabilidade de uma aprendizagem narrativa, mobilizada pela partilha de histórias de vida (GOODSON, 2019). Neste sentido, o ser professor corresponde ao constante exercício de tornar-se e encontrar-se na profissão, que também é construída na narrativa cotidiana com/entre/sobre docentes, atravessando sujeitos, memórias e temporalidades.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1