A afirmação do Maranhão como terra mandinga feita por Matthias Assunção (2001) me leva a perceber a invisibilização dessa alteridade mandinga na minha formação. No mestrado tive a oportunidade de dialogar com um djeli da cultura mandinga do Mali e Burquina Faso, mas o fato de ter tomado o encontro com Toumani Kouyaté como um encontro com uma cultura distante já denunciava o meu não reconhecimento dessa alteridade na minha formação. Essa alteridade sacrificada me convida a olhar os pontos enceguecidos, a escutar o que parece ser inaudível na cultura maranhense.
A partir da filosofia da linguagem de Bakhtin, compreendemos que só é possível encontrar uma unidade no campo da vida, da arte e da ciência, quando se incorpora estas três dimensões, no ato. Esta é a proposta de Bakhtin, uma questão ética e estética diante da vida, ao qual chamou de ato responsável, um ato irrepetível, insubstituível, em que temos o dever de responder a partir do lugar que ocupamos, sem álibi.
Ao reconhecer a região de Itapecuru Mirim no Maranhão como uma região que recebeu negras e negros do povo mandinga na época da escravização no Brasil, instigou-me a vontade de buscar dialogar com este contexto. Ao buscar aprofundar as compreensões da cultura mandinga a partir do meu ato ético, busco compreender os sentidos criados hoje pelas comunidades de Itapecuru de modo a fortalecer a (re)existência reescrevendo discursos contra-hegemônicos.
Os acontecimentos chamarão os caminhos da pesquisa. Mais do que trilhar um caminho já pronto, acreditamos numa perspectiva que busca o que ainda não sabemos, portanto, não é possível prever o caminho.Uma estratégia será fazer interagir os saberes da comunidade de Santa Maria dos Pretos em diálogo com os saberes mandingas de Burquina Faso e Mali, a partir das palavras do djeli Toumani Kouyaté, e fazer acender sentidos que se encontravam invizibilizados. Esse movimento insere-se em nossa perspectiva metodológica e refere-se ao que Bakhtin denomina como ‘cotejo’.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1