A proposta dessa apresentação surge a partir da minha dissertação, inserida nos estudos com o cotidianos, que vem se propondo a narrar as primeiras experiências docentes de quatro jovens professoras de história que, em comum, além do mesmo curso de graduação nós - pois sou uma destas professoras - possuímos em espaços de educação conhecidos como Pré-Vestibulares Sociais (PVS) nossas primeiras experiências em sala de aula. Através de conversas com as professoras Julia, Maria e Priscilla, seus relatos acabaram me conduzindo para um debate sobre as significações e vivências do tempo da sala de aula. Entendendo que existem muitas temporalidades no intervalo de uma aula, suas reflexões me levaram a pensar a relação da falta de tempo diante da enorme lista de conteúdos que ‘’precisam’’ ser ensinados para o vestibular. Existe ainda a dimensão do tempo capitalista, que tanto oprime as estudantes e faz com que a oportunidade daquele ano no PVS se torne a única chance delas ocuparem a universidade, e a própria existência das professoras, muitas vezes mais jovens que as estudantes, se apresenta como marca dessa opressão. Outra dimensão do tempo a ser pensada é que esses cursos são compostos majoritariamente por trabalhadoras que estudam, e o tempo de uma aula que acontece durante a noite ou ao longo de um dia de sábado é diferente, é outro tempo e isso precisa ser pensado e conversado. Nesses caminhos, trago para a conversa Ailton Krenak, que me levou a pensar se essas professoras nos Pré-Vestibulares acabam entrando na lógica capitalista de vender o amanhã para suas turmas ou se suas alunas buscam os cursos na intenção de comprar um amanhã melhor ou menos duro? Foi então que Paulo Freire, ao pensar uma pedagogia dos sonhos possíveis, me ajudou a entender o sonho como uma possibilidade de esperançar um amanhã que seja mais leve com nossas estudantes. Mas, será que essas professoras se enxergam na condição de criar sonhos com suas alunas? Esperançar sonhos ou vender o amanhã?
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1