O objetivo do texto é explorar modos de compreender o conceito de cidadania em Paulo Freire, como forma de constraste ao discurso conservador utilizado no presente. É um primeiro exercício teórico para embasar o objeto de meu doutorado que focaliza a EJA, ameaçada na exacerbação do conservadorismo no Brasil. A partir das leituras é possível dizer que cidadania para Paulo Freire é a condição de uso dos direitos pelos cidadãos, que são: coletivizados, humanizados, dialógicos. Conscientes de sua realidade e atores do processo histórico. Isso implica considerá-los como seres de decisão, com permanente atitude crítica e com senso crescente de responsabilidade social e política. Para Tonet (2015) a palavra cidadania, de modo geral, é tomada como sinônimo de liberdade/emancipação humana no contexto progressista, mas defende que deveria ser tomada como emancipação política. Reivindica uma diferenciação entre cidadania e liberdade. Na obra freiriana é possível encontrar indícios que para Freire cidadania não seja sinônimo de liberdade, mas parte dela. Por cidadania, Freire afirma: “Cidadão significa indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado e que cidadania tem que ver com a condição de cidadão, quer dizer, com o uso dos direitos e o direito de ter deveres de cidadão” (1987, p.1). E o conceito de liberdade tem um sentido mais completo para a formação humana quando enuncia que “a luta pela humanização, pelo trabalho livre, pela desalienação, pela afirmação dos homens como pessoas, como ‘seres para si’” (2013, p. 29), é tarefa fundamental. Desse modo, pensar o conceito de cidadania, a partir de Freire, como fim máximo a ser alcançado pela educação, requer cuidados. É preciso compreender as possibilidades e os limites do conceito e as disputas de sentido, principalmente, em meio ao contexto histórico em que o conservadorismo e o neoliberalismo brasileiros ganham novos contornos e sequestram certos conceitos, como cidadania, e os torna palavras ocas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1