Tendo em vista o contexto de graves ataques à democracia, ascensão do neoconservadorismo e ataques aos Direitos Humanos em diversos países da América Latina (AL), se faz relevante compreender os impactos destes movimentos na educação. No Brasil, sobretudo no Ensino de Ciências, esta conjuntura coloca sob ameaça diversos avanços obtidos nos últimos anos, como a inclusão da Orientação Sexual nos PCN, a inclusão de abordagens sociais e culturais acerca da sexualidade nos livros didáticos e o desenvolvimento de práticas escolares preocupadas em superar as desigualdades sociais. Neste contexto, o combate à chamada ideologia de gênero ganha força na AL. Este movimento, inicialmente protagonizado por atores da igreja católica, mas que atualmente conta com setores do pentecostalismo, se volta contra as pautas de movimentos feministas, LGBTIA+ e dos Direitos Humanos. Segundo Santana (2020), este movimento anti-ideologia de gênero começa a avançar na AL em 2007, após a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, quando a igreja católica inclui a luta contra a ideologia de gênero em sua agenda política. Assim, movimentos conservadores de alguns países da AL se voltam contra esta suposta ideologia de gênero para impor sua moral religiosa sobre diversos setores da sociedade, dentre eles a educação. Sem dúvida, este cenário impõe inúmeros desafios para aqueles que acreditam em uma educação democráticas. Portanto, se faz relevante compreender os meandros desta disputa ideológica pela educação sexual nas escolas. Assim, buscando capturar elementos da influência deste contexto nas políticas curriculares, minha dissertação visa investigar as políticas educacionais publicadas a partir de 1990 no Brasil e na Argentina. Uma vez conhecendo os contextos destes países, os próximos passos da pesquisa incluem: desenvolvimento teórico do conceito de neoconservadorismo; análise de conteúdo das políticas curriculares e seu diálogo com a bibliografia sobre o assunto.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1