Este texto tem como objetivo apresentar modificações ao projeto de pesquisa avaliado na seleção do mestrado após um semestre de estudos. O projeto inicial situava brevemente as mudanças curriculares na disciplina escolar Ciências articuladas aos projetos políticos vigentes em cada época no Brasil e focalizava a temática alimentação como um dos conteúdos curriculares passíveis de serem examinados no âmbito dessas mudanças. Historicamente, o tema alimentação tem estado presente no currículo de Ciências predominantemente por suas dimensões científica e biológica, mas as questões sociais, ambientais e culturais têm desafiado essa abordagem nas práticas docentes (Vilela e Selles, 2015). Assim, situo minha pesquisa em torno desses dois eixos - mudanças curriculares e narrativas docentes - tomando como referência a abordagem da alimentação como um tema sensível, que pode ser definido como questões científicas que possuem atravessamentos socioculturais carregados de emoções, politicamente sensíveis e importantes para o futuro comum (Gil e Camargo, 2018). Para investigar como essas mudanças curriculares vêm acontecendo, trabalharei com um estudo geracional, entrevistando professores/as que iniciaram seu magistério nas décadas de 1990, 2000 e 2010. Para que a produção das narrativas de vida tenha fundamento, pesquisarei documentos curriculares que construam a narrativa sistêmica que vai compor o trabalho, junto com materiais que os/as professores/as poderão fornecer durante as entrevistas, como livros didáticos, planejamentos, etc. As duas narrativas são utilizadas para evidenciar um contraste entre pequenas e grandes narrativas, prevenindo o estudo de uma possível interpretação individualizada e fora de contexto (Goodson e Petrucci-Rosa, 2020). No desenvolvimento da pesquisa de dissertação, para compatibilizar narrativas individuais e sistêmicas, as entrevistas serão feitas individualmente, potencializando os diálogos que podem surgir entre essas duas dimensões narrativas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1