O espaço geográfico é ignorado pelos estudos do campo educacional. Do mesmo modo, a Educação é ignorada pelos estudos geográficos. Se para a Educação, o espaço geográfico é mero local onde se desenvolvem os processos educacionais, para a Geografia, tais processos só ganham interesse ao tratar do ensino específico de sua disciplina. Dessa forma, cientistas de ambas as ciências, cujo caráter interdisciplinar é marcante, desperdiçam potencialidades do diálogo, deixando a companhia dos campos já legitimados como História da Educação, Filosofia da Educação e Sociologia da Educação. Atualmente, contudo, vem ganhando força, inicialmente no Reino Unido, e ainda timidamente no Brasil, estudos da Geografia da Educação. Tais pesquisadores defendem o reconhecimento do papel do espaço geográfico como mediador das relações educacionais em múltiplas escalas e etapas do processo educacional, como elemento importante de análise. No presente trabalho, busco analisar a espacialidade dos CIEPs do estado do Rio de Janeiro, a partir da escala estadual, enquanto projeto político-educacional, e local, ao pesquisar especificamente o CIEP 246, um dos mais de quinhentos construídos na década de 1980. Para isso, lanço mão de autores da Geografia, sobretudo MASSEY (2008), da Geografia da Infância, campo que já proporciona essa interface entre as áreas de conhecimento, com os trabalhos de LOPES (2018), LOPES e VASCONCELLOS (2006), e da própria Geografia da Educação, como BROCK (2016) e TAYLOR (2011). As análises se baseiam em pesquisa bibliográfica e entrevistas com professoras que atuam na escola em questão, algumas desde a sua fundação.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1