Este trabalho é um recorte de dissertação em desenvolvimento, vinculada à pesquisa: “Eu sou muitos - compreendendo imagens e processos de individuação de jovens estudantes”. Tem por objetivo compreender os jovens universitários de classes populares em seus cotidianos através dos ensaios fotográficos e textos. As discussões giram em torno da categoria juventude onde trataremos jovens de origem popular na expansão do ensino superior público do governo Lula a Bolsonaro. Buscamos apresentar um panorama sobre a expansão do ensino superior através desses governos, pois foi a partir dos anos 2000, que ocorreu uma progressiva implantação de políticas inclusivas – a exemplo o Programa Universidade para Todos. (RABELO, 2017). A pesquisa conjuga aspectos quantitativos e qualitativos, oferecendo possibilidades de tratamentos diversificados aos resultados. Sendo complementado pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a Foto-Elicitação, que permite aos pesquisadores fazer uso de fotografias como ferramenta de reflexão (JR, COLLIER,1973). A investigação se desenvolve na Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá - curso de Pedagogia. As análises partem das imagens e textos produzidos por 59 jovens que cursaram a disciplina Ciências Sociais, retratando seus cotidianos e atividades diárias, vividas dentro e fora da universidade, como: refeições no bandejão, rotinas de trabalho e as dificuldades nos percursos de casa para a universidade, da universidade para o trabalho e do trabalho para casa, principalmente para os que residem em bairros periféricos. Os relatos sobre planos e sonhos para futuro, demostram um horizonte que, segundo eles, só pode ser alcançado com o ingresso na Instituição de Ensino Superior Pública, devido a expansão das vagas via políticas públicas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1