Este trabalho tem como objetivo pensar a relação entre a linguagem, o mundo em sua face socioeconômica, e o espaço-tempo da escola, por considerar: (1) que a linguagem tem um papel constitutivo na formação dos sujeitos e da sociedade; (2) que essa é marcada pelo sistema capitalista de produção que dissemina a exploração das classes populares em prol do acúmulo de riquezas por parte de uma minoria de proprietários privados; e (3) que a escola, enquanto um dos espaços-tempo de produção de linguagem no cotidiano da vida, é um dos principais contextos em que se desenvolve a educação e a formação do sujeito. Com base nessas premissas, duas questões são levantadas: que concepções de linguagem sustentam essa base opressora do sistema capitalista na atualidade? Como se constituem as relações entre cultura e linguagem no cotidiano da vida, especificamente nas relações escolares? Essas questões são pensadas com base nos estudos de Mikhail Bakhtin, Valentin Volóchinov, Augusto Ponzio e Ferruccio Rossi-Landi. Na perspectiva da “comunicação-produção” – concepção de linguagem voltada para a lógica da produção capitalista – o princípio da funcionalidade é um fundamento que norteia as relações humanas e a comunicação. Sabendo que as práticas escolares reproduzem esse princípio, concluímos que é preciso pensar em práticas de linguagem na escola que possam criar efeitos dialógicos, que libertem o humano e potencializem seu ato responsável em resposta ao mundo.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1