Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física (DCNEF), exaradas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), nos anos 2004 e 2018, tendo como objetivo analisar as disputas teórico-epistemológicas e políticas em torno da formação dos profissionais de Educação Física e como mediações o Movimento de Estudantes de Educação Física (MEEF) e os Conselhos de Educação Física (sistema CONFEF/CREF). Para prosseguir com a análise do objeto e capturar seu movimento real, o trabalho tem por base a crítica à economia política, sob o método do materialismo histórico dialético, que oferece a pesquisa uma análise concreta da realidade social, na qual o objeto de estudo está inserido, não se limitando a explicar o fenômeno como uma mera abstração, mas como um elemento dentro de uma totalidade. Na qualidade de um documento de orientação curricular para o curso de Educação Física, a análise das disputas em torno da criação da DCNEF de 2004 e 2018 deixa em evidência dois projetos distintos de formação dos sujeitos: a) um crítico e generalista, defendido pelo MEEF; b) outro conservador, fragmentário e individualista, defendido pelo sistema CONFEF/CREF. Apesar de apresentarem, aparentemente, diferenças em sua constituição, as DCNEF de 2004 e 2018, carregam em sua essência o “amoldamento da Educação Física” (NOZAKI, 2004) a nova fase capitalista de formação do trabalhador de “novo tipo” (GRAMSCI, 2020). Vale ressaltar, que a primeira DCNEF se constitui, minimamente, de maneira democrática em diálogo com diversos setores da sociedade civil, movimento completamente distinto na composição da segunda DCNEF, fruto de um governo “autocrático burguês” (FERNANDES, 2019). Dessa forma, concluímos que mesmo com a vitória do projeto hegemônico capitalista, ainda existe uma disputa hegemônica pela formação na Educação Física, graças a setores da classe trabalhadora como o MEEF.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1