A proposta é fruto de investigações sobre a trajetória de Nilza Vieira, professora de Ciências que atuou na rede pública municipal do Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1990. A história de vida da docente é marcada pela participação em disputas da comunidade disciplinar em momentos nos quais tradições e inovações curriculares concorriam, ora preservando a estabilidade de determinados conhecimentos e práticas, ora produzindo mudanças nestes. Em diálogo com Sirinelli (2003; 2006) e Alves (2020), analisam-se indícios que permitem categorizá-la como uma intelectual, uma vez que a professora se engajou em questões públicas e coletivas ligadas ao ensino de Ciências e à Educação Ambiental, realizando mediações culturais que contribuíram para debates sobre currículo e formação docente. Com Goodson (1997; 2015; 2020), temos buscado vislumbrá-la enquanto sujeito social que operou escolhas e viveu embates curriculares diante de determinados contextos. Dois movimentos são convidativos para se pensar a inserção e a interação da docente em redes de sociabilidade e solidariedade que colaboraram para o reconhecimento de suas ações. O primeiro é a compreensão dos processos de elaboração, circulação e recepção de um livro didático e de seu respectivo guia metodológico, produzidos na virada entre as décadas 1960/1970 e de coautoria de Nilza. O segundo é a realização nos anos 1980 do Criança Ensina Criança, um projeto de ensino ativo de Ciências e de Educação Ambiental, coordenado por ela. As iniciativas foram financiadas pelo Ministério da Educação e Cultura. Conclui-se que ao apostar em tradições naturalistas que conversavam com emergentes práticas de Educação Ambiental e com princípios de um movimento didático-pedagógico que buscou renovar o ensino de Ciências, a docente conseguiu reunir e ampliar capital narrativo e simbólico capaz de fazer com que suas reflexões e práticas, produzidas no chão da escola, extrapolassem os limites da instituição e alcançassem outros espaços.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1