O presente trabalho tem por objetivo investigar como vem se realizando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o distanciamento social em decorrência do vírus COVID-19. O Atendimento Educacional Especializado caracteriza-se pelo objetivo de complementar ou suplementar a educação de estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação) visando, através de serviços oferecidos, a eliminação de barreiras de diversas naturezas, que impeçam a plena participação e aprendizagem desses sujeitos. Atualmente, muito discute-se sobre a inclusão de crianças com deficiências na etapa da Educação Infantil assim como a importância de garantir a acessibilidade de bebês e crianças aos espaços, brinquedos e todas propostas pedagógicas garantindo assim as dimensões de acesso, participação e aprendizagem. Neste sentido, nos limites deste trabalho, interessa-nos investigar especificamente como o Atendimento Educacional Especializado vem sendo realizado durante a pandemia em decorrência do vírus COVID-19 na etapa da Educação Infantil. Para isso, adotaremos como metodologia a revisão bibliográfica com a análise de conteúdo para que, a partir da organização cuidadosa dos dados coletados, possamos compreender os desafios e as possibilidades apresentadas no desenvolvimento do AEE durante o contexto pandêmico. Como parte da conclusão, é possível indicar que as publicações referentes a temática pesquisada demonstram que mesmo em condições complexas e não substitutivas ao ensino presencial, o AEE realizado de modo remoto mostra-se profícuo contribuindo assim para o desenvolvimento das crianças público-alvo da Educação Especial na etapa da Educação Infantil.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1