Este ensaio teórico tem como objetivo contrastar os sentidos de currículo da Pedagogia Histórico-crítica (PHC), de Dermeval Saviani, e aqueles da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho foi estruturado a partir de uma leitura reflexiva da BNCC (BRASIL, 2018), de obras de curriculistas que analisam essa política curricular e de textos de Saviani com contribuições ao campo do Currículo. As teorias tradicionais de currículo defendem um planejamento curricular eficiente, voltado às necessidades econômicas da sociedade (SILVA, 2017). Considerando que a BNCC delimita as competências e habilidades em cada ano de escolaridade, contou com uma participação intensa de atores privados em sua formulação, está atrelada às avaliações externas e propõe uma concepção técnica da formação de professores, Reis e Campos (2019) afirmam que a BNCC é uma expressão sofisticada e maquiada das teorias tradicionais de currículo. Entendemos que essa maquiagem consiste na aparente defesa de uma justiça social, ao se defender os mesmos “direitos de aprendizagem” para todos os estudantes. Ideia similar é defendida na PHC, que propõe que os discentes tenham acesso aos conhecimentos “considerados como patrimônio da humanidade” (SILVA, 2017, p. 63). Para Saviani (2013), a educação escolar deve ter como objetivo a promoção do ser humano, capacitando-o para ampliar a colaboração e a liberdade entre os sujeitos. Determinados valores devem ser considerados na seleção e no sequenciamento dos conhecimentos do currículo escolar, os quais devem ser relacionados à ciência (SAVIANI, 2011, 2019). Isto porque, em sua visão, são esses os saberes que permitirão o questionamento das estruturas sociais de opressão com vista à sua superação. Assim, apesar de a BNCC e a PHC estabelecerem uma geometria curricular que as aproxima, delimitando objetivos e conhecimentos ou habilidades, enquanto a BNCC valoriza uma adequação dos estudantes à realidade socioeconômica, a PHC aposta na transformação dessa realidade.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1