A proposição cosmopolítica, formulada originalmente por Stengers (2018), auxilia na construção do arcabouço teórico dessa pesquisa no campo da educação ambiental. Como coloca Costa (2017) - inspirada pela obra da filósofa - o sentido político dado pela proposição de Stengers não se pauta na convergência de um entendimento comum das questões socioambientais, numa direção homogeneizadora, mas na “compreensão da política como um exercício de fazer proliferar as divergências, os modos próprios de existir e produzir dos diversos coletivos que povoam a Terra” (COSTA, 2017, p. 28). Dessa forma, essa pesquisa se movimenta na possibilidade de alianças afetivas, usando termo de Ailton Krenak (DA SILVA ASCENSO, 2021), entre as educações ambientais feitas pelos juruás – palavra que designa os não-indígenas na língua guarani – e as cosmopolíticas dos indígenas da etnia Guarani Mbya. Quais seriam as cosmopolíticas que perpassam as formas de viver o ambiente dos Guarani, em especial nas Aldeias Ara Howy e Tekoa Ka' Aguy Ovy, em Maricá (RJ)? Em outras palavras, propõe-se a experimentação entre educações ambientais juruás e cosmopolíticas Guaranis, onde elas possam, (re)antropofagicamente, realizar trocas mediadas por processos educativos, em especial em espaços de educação formal como as escolas. Como tais encontros entre os modos de ser do povo Guarani e a educação ambiental podem movimentar afetos acerca de outros modos de se realizar a educação ambiental? A metodologia desta pesquisa envolve a realização de oficinas com professores e estudantes das duas escolas indígenas de Maricá, onde serão criadas narrativas que percorrem os seguintes caminhos: 1) as relações com o corpo e seus afetos, 2) os vínculos vitais com a terra/território e, por fim, 3) as múltiplas formas de resistência histórica dos Guarani contra a colonização e a colonialidade. Ao final dessa caminhada será possível despir o pensamento colonizador/colonizado que me habita enquanto pesquisador e professor?
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1