Este trabalho tem a intenção de apresentar algumas práticas no ensino de Matemática que aconteceram nas décadas de 1970 e 1980 com turmas do primeiro ciclo do primeiro grau no Centro Educacional de Niterói. A partir da análise das fontes, é possível perceber que esta instituição se apropriou de propostas de Jean Piaget, Zoltan Dienes e Frédérique Papy como principais referências para elaborar o planejamento e atividades de matemática. Os materiais manipuláveis nas experiências eram prática comum nessa disciplina: blocos lógicos, material cuisaneire, minicomputador, com visto em Marins (2019), assim como a criação de personagens imaginativos que auxiliasse na criação de exemplos para essa disciplina (PAPY, 1974). Como referencial teórico para o entendimento do conceito de experiência está sendo usado Anísio Teixeira (TEIXEIRA, 2010), John Dewey (WESTBROOK, 2010) e Celestian Freinet (LEGRAND, 2010). Este período é importante para a história da Educação Matemática, pois é neste momento que o Movimento da Matemática Moderna perde folego e o campo da Educação Matemática começa a ser constituído. As fontes utilizadas foram documentos oficiais da escola, relatos da então coordenadora de matemática, Thereza Regina Werneck Richa (1976), publicado no periódico da escola e entrevistas de ex-professoras que estavam envolvidas diretamente a prática (AUTOR, 2019). Se faz necessário ao fim do trabalho, conceituar a diferença entre a experiência “da escola” (tais como processos avaliativos e tempo integral, por exemplo) e “na escola” (como as realizadas com os materiais manipuláveis nas aulas de Matemática), pois esta instituição em 1962 tem a permissão de realizar experiências pedagógicas de diversas naturezas, sendo considerada como uma escola experimental.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1