A finalidade deste trabalho é trazer à tona a ação político-educativa implantada no novo Estado do Rio de Janeiro a partir de 1975, período pós-fusão entre os Estados da Guanabara e Rio de Janeiro, focando principalmente no Laboratório de Currículos. Com a fusão, revelou-se um difícil cenário educacional: altos índices de evasão escolar e repetência, déficit de professores e “inadaptação de métodos e programas de ensino” (FARIA; LOBO, 2005, p. 106). Para tentar reverter este cenário, a Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro (SEEC/RJ), sob comando da professora Myrthes Wentzel criou o Laboratório de Currículos, que tinha o compromisso de elaborar currículos, investigar e implementar diretrizes metodológicas e propostas de renovação pedagógica. A SEEC/RJ responsável por diversas publicações entre 1975 e 1979 que tratavam de pesquisas, sugestões e direcionamentos educacionais, destacando-se a série Reformulação de Currículos, destinados aos docentes. Apesar do Laboratório produzir um material didaticamente estruturado, muitos professores encontraram dificuldades na compreensão das propostas, pois os livros possuíam metodologias baseadas na epistemologia genética de Piaget. Mesmo com adversidades, o Laboratório manteve suas ações e com mudança de governo, foi perdendo seu potencial gradativamente tendo suas atividades encerradas em 1984. Para Crespo (2016), apesar de uma parcela significativa de professores da rede estadual resistir à aplicação das novas propostas curriculares, diversas escolas fizeram convênio com a SEEC/RJ “com a finalidade de obter assessoria técnico-pedagógica” (p. 191), caso do Colégio Pedro II e do Colégio de São Bento. Como as propostas curriculares do Laboratório de Currículos repercutiram positivamente em escolas cuja tradição era pautada no ensino de qualidade, podemos inferir que as orientações da SEEC/RJ estavam de acordo com o que havia de moderno em processos de ensino-aprendizagem.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1