Esta pesquisa busca pensar as práticas de liberdades como uma criação coletiva e plural, a partir das ruas, dos corpos e das aulas de teatro. Para isso, trabalho com as narrativas das minhas experiências como professora do Projeto Teatro Nômade, uma iniciativa artístico-educativa que oferece gratuitamente aulas de teatro para estudantes de escolas públicas. Faço esse movimento com os Cotidianos, narrando a vida e literaturizando a ciência (ANDRADE; CALDAS; ALVES, 2019), trabalhando metodologicamente com autores como G. Lukács (1968) e G. Kilomba (2019), compreendendo que ambos vêem as narrativas como forma de compreensão do mundo, mas ciente de que para o primeiro existe uma possibilidade de apreensão objetiva da realidade, enquanto que para a segunda as narrativas também produzem outras percepções das relações de poder. Pretendo, então, discutir as liberdades não como objetos unos, mas como movimentos que só existem em relação ao outro (FREIRE, 1998; 1982). Entendendo que as liberdades são criadas quando os corpos se colocam em relação, busco pensar como isso se dá na educação, trazendo os conceitos de alienação muscular (BOAL, 2010; 2011), nomadismo e rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 2012) pensados em diálogo com Simas (2019), considerando o controle e a dominação sobre os corpos como tentativas de desencantamento. Procuro também discutir o currículo Nômade e como práticas criadoras de liberdade, se opondo a um sistema de avaliação que entende os currículos a partir de metas a serem cumpridas (ESTEBAN, 2013), e os reconhecendo como fundamentados nas redes educativas (ALVES, 1999) que formamos e nas quais somos formados. Esta pesquisa é um movimento sem conclusão final, como as práticas de criação das liberdades nas ruas, nos corpos e nas aulas do Projeto Teatro Nômade são constantes e em permanente modificação. Minha busca é uma educação libertadora pela rua, no corpo, com o teatro. Esses três são os processos da liberdade, eles se constituem sempre em relação.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1