Como expressão da cultura, os modos de vida manifestam as relações que homens e mulheres trabalhadoras mediadas pela memória coletiva e por experiências vividas e herdadas estabelecem com o território em que produzem sua existência (TIRIBA, 2021). Para apreender os modos de vida das famílias que vivem da agricultura e do ecoturismo, e que iniciam agroecologia em um vale na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, buscaremos a reconstrução dos processos de produção da vida desde a chegada de imigrantes à região. Partindo do princípio educativo do trabalho e dos nexos entre economia e cultura, nas contradições entre capital e trabalho, a hipótese é de que economia popular/economia capitalista, educação rural/educação do campo se entrelaçam nas práticas econômico-culturais e educativas. Mediados por movimentos sociais e políticas públicas municipais, os modos de vida vão se constituindo entre a reprodução ampliada da vida e a reprodução ampliada do capital. A partir do materialismo histórico e dialético de Marx (2017), Gramsci (1991) e Thompson (1981), elegemos observação participativa, rodas de conversa, entrevistas e outros procedimentos de pesquisa para apreendermos a ‘história vista de baixo’. Palavras-chave: Trabalho. Educação. Cultura.
Referências Bibliográficas
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. 9. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros - uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
Tiriba, Lia. Modo(s) de vida e modos de produção da existência humana: ensaio teórico-metodológico. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate. v.13, n.2. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43526>. Acesso em: 11 out. 2021.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1