Esta pesquisa trata-se de uma investigação de doutorado em andamento, a intenção principal é compreender as memórias dos currículos anunciados/praticados a partir das narrativas de professoras/professores de Educação Física, de diferentes regiões do Brasil, que atuam na educação básica em escolas públicas. Participam da pesquisa, 8 (oito) professores/as de Educação Física, de 4 (quatro) regiões geográficas do Brasil, com diferentes tempos de atuação e formação. A construção da base teórico-metodológico é pautada nos pressupostos do pensamento Decolonial (MIGNOLO, 2019; QUIJANO, 2005; WALSH, 2014; FREIRE, 2011,1987) e das críticas à condição colonial no Brasil (RIBEIRO, 2017), aposto na conversa como metodologia de pesquisa (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). Assim, compreendo todo o processo enquanto uma pesquisaformação (MOTTA; BRAGANÇA, 2019), considerando os movimentos propostos e a postura de releitura do processo investigativo, em sua dimensão formativa e participativa. As primeiras conversas estão acontecendo de maneira remota, em ambiente digital, por conta da pandemia covid-19 e por questões logísticas, ao total serão 8 encontros, destinados a partilha das memórias de currículos. O segundo momento, ocorrerá de maneira presencial, através de conversas que serão gravadas e registradas em um diário, esse momento chamo de andarilhagens curriculares, que serão visitas aos/as professores/as em suas realidades, para aprofundar as reflexões anunciadas nas primeiras conversas. Além disso, dialogo com o campo crítico e pós-crítico do currículo (MOREIRA, 2012; ARROYO, 2013; LOPES, MACEDO, 2011), afim de estabelecer reflexões e problematizações, principalmente ao considerar a condição moderna/colonial enquanto elemento constitutivo dos espaços, dos seres, dos saberes e dos poderes. Logo, penso no Decolonial enquanto alternativa de releitura e de fazeres outros.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1