Resumo: O argumento deste artigo parte da concepção de que as crianças são sujeitos de linguagens que diferem do mundo adulto. Essa discussão ganha relevo ao compreendermos a infância como campo de estudos numa dimensão plural e marcada por territorialidades, num processo de humanização. Adotamos como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica. Assim, com base no pensamento de Vigotski (2001, 2006, 2021) e Tomasello (2019) que observam os campos genéticos do desenvolvimento, consideramos sua unidade histórico-cultural, de forma não determinada pelo meio, em sua singularidade presente nas relações escolares. Trataremos aqui sobre diferentes infâncias ao perceber sua diversidade. Neste sentido, tomamos como perspectiva teórica a colonialidade, enquanto forma de oposição frente à opressão colonial do conceito de infância. Esta opção do pensar nos permite reconhecer existências para além do espectro europeu. Em diálogo com pensadores latino-americanos, que produzem espacialidades e epistemes, buscamos referenciais outros que rompam com a hegemonia dos pilares eurocentrados e o legado da modernidade ao tratarmos da infância. Concluímos que as narrativas hegemônicas sobre educação e desenvolvimento das crianças se ancoram numa concepção de infância moderna-ocidental que sufoca a diferença.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1